Home seta Avaliação Pré-anestésica
Avaliação Pré-anestésica Imprimir E-mail

 

A avaliação pré-anestésica tem como objetivos tornar o médico anestesiologista familiar ao paciente e seus familiares, esclarecer todas as suas dúvidas e prestar orientações quanto aos cuidados antes e após a anestesia.

 

É durante a avaliação pré-anestésica que o anestesiologista conhece a doença cirúrgica atual, bem como outras doenças do paciente, estabelecendo uma relação médico-paciente e explicando ao paciente as opções anestésicas, seus riscos e vantagens, diminuindo a ansiedade do que irá acontecer no momento da cirurgia.

 

A avaliação pré-anestésica deve ser realizada preferencialmente antes da internação para a cirurgia, no consultório, mas em alguns casos não há esta disponibilidade e a avaliação pré-anestésica poderá ser realizada no próprio hospital, durante a internação para a realização do procedimento cirúrgico.

 

A avaliação pré-anestésica é uma consulta onde o anestesiologista irá investigar o estado geral do paciente; suas atividades diárias; os sintomas iniciais da doença cirúrgica atual; medicações em uso; alergias a medicamentos; história familiar e pessoal relacionada à anestesia em cirurgias anteriores; e exames laboratoriais e de imagem realizados.

 

A avaliação permite ao anestesiologista programar o tipo de anestesia que o paciente irá receber para a cirurgia agendada e esclarecer o paciente a respeito de como será o procedimento, por exemplo como é realizada a anestesia geral ou a peridural ou a raquianestesia, conforme cada caso.

 

A medicação pré-anestésica é um sedativo que o paciente pode receber na noite anterior a cirurgia e momentos antes de deixar o quarto. Na avaliação pré-anestésica o anestesiologista avalia o paciente e verifica se ele pode receber tal medicamento. O objetivo é diminuir a ansiedade e proporcionar um maior conforto ao paciente.

 

TERMO DE CONSENTIMENTO ESCLARECIDO DE ANESTESIA E SEDAÇÃO

 

Este termo visa esclarecer o procedimento anestésico que será realizadoe não isenta o anestesiologista de suas responsabilidades, permitindo que o paciente ou seu responsável esteja ciente e autorize a anestesia proposta.

Após receber todas as informações e orientações deste informativo e esclarecer as dúvidas pertinentes ao procedimento anestésico, o termo deve ser preenchido e assinado para que a anestesia seja realizada. 

 

Espaço Saúde

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as últimas novidades!

Nome:

E-mail:
Assinar
Cancelar assinatura

Enquete

O que você acha do nosso atendimento?
 

Autenticação






Esqueceu sua senha?