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ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO

A gravidez é um período de especial atenção ao estado nutricional  para o bem estar tanto do bebê quanto da gestante.
Durante a gestação ocorre o desenvolvimento do feto e formação de estruturas maternas (placenta, útero, glândulas mamarias, sangue), assim como a constituição de depósitos energéticos da mãe utilizados durante o parto e a lactação.
Sendo assim, as necessidades da mãe de energia, proteínas e demais nutrientes são mais elevados.
Segundo recomendação do RDA (Recommende Dietary Allowences,1989) deve-se adicionar a partir do segundo trimestre da gestação 300 calorias à dieta habitual da mulher, com algumas exceções :
* Mulheres que iniciam a gravidez com baixo peso ou adolescentes, acrescenta-se as 300 calorias desde o inicio da gravidez;
* Mulheres que iniciam a gravidez com sobrepeso ou obesidade, nenhum aumento calórico é recomendado.

Ganho de peso no primeiro trimestre na gestação e no tempo total de gestação

Situação pré-gestação

Ganho no 1º trimestre

Ganho total recomendado (Kg)

Abaixo do peso: *IMC < 19,8

2,3

12,5 - 18

Peso normal: IMC 19,8 a 26

1,6

11,5 - 16

Sobrepeso: IMC 26 a 29

0,9

7,0 -11,5

Obesa: IMC > 29

-

6,0

*IMC ( Índice de Massa Corpórea) = Peso em quilogramas (Kg) dividido pela altura em metros ao quadrado (P/A²).

Recomendações para a gestante
Como vimos, existem alguns nutrientes de destaque importante na gestação:

Proteínas

Devido ao processo de construção de novas células do bebê e no próprio corpo da gestante para abrigá-lo há um aumento das necessidades diárias de proteínas, pois são nutrientes construtores e importantes para inúmeros processos no corpo.
Temos como fonte proteínas as de origem animal (carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijo, iogurte) e as de origem vegetal (cereais integrais, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).
Vale lembrar que as proteínas de origem animal são consideradas proteínas completas (contém todos os aminoácidos essenciais); enquanto que as de origem vegetal por não contê-los, devem ser associadas com cereais (por exemplo feijão com arroz) para obtermos um conjunto de aminoácidos essenciais (proteínas completas).

Ácido Fólico

Vitamina importante para redução do risco de malformações do sistema nervoso central e do feto e outros efeitos congênitos.
É encontrada em vegetais folhosos verdes, cenoura, gema de ovo, trigo integral e farinhas integrais.

Cálcio

Durante a gestação a ingestão de cálcio nas recomendações adequadas é essencial para a formação do feto e da manutenção do bom funcionamento do organismo materno. Quando o consumo pela mãe do mineral é insuficiente, o feto passa a resgatar as reservas de cálcio da mãe (dos ossos e demais depósitos), podendo ocasionar queda de cabelo, unhas fracas e a longo prazo poderá desencadear o enfraquecimento dos dentes e dos ossos (osteoporose).
São boas fontes de cálcio o leite, queijo, iogurte, alimentos fortificados com cálcio, salmão, sardinha enlatada, sorvete de leite, espinafre, almeirão, couve, tofu.

Vitamina D

Como a função da vitamina D é auxiliar na absorção de cálcio, como a demanda de cálcio é maior na gestação, recomenda-se conjuntamente o aumento de vitamina D. Sua falta pode provocar atraso no crescimento e deformações ósseas.
Encontramos vitamina D em fígado, peixes, ovos, manteiga.

Ferro

O ferro é parte da hemoglobina, que é um constituinte importante das células sangüíneas, sendo responsável pelo transporte do oxigênio para todas as células do organismo da mãe e do feto. A anemia é ocorre muitas vezes na gravidez, proporcionando sintomas como indisposição, fraqueza e tonturas.
Boas fontes de ferro são: vísceras, carnes vermelhas, aves, peixes, feijões e hortaliças folhosas (ex.: couve, espinafre, brócolis), recomenda-se consumir frutas cítricas depois de consumir estes alimentos.

Água


Deve-se ingerir pelo menos seis a oito copos de água (em torno de dois litros ao dia). A água ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, reduz risco de infecções urinárias. Dê preferência à água, aos sucos naturais e à água de coco, pois esses últimos além de hidratarem fornecem vitaminas e minerais.

Outras recomendações:

* Caso tenha náuseas e enjôos (comuns no primeiro trimestre gestacional) procure tentar se alimentar de 5 a 6 refeições pequenas durante o dia, evitando grandes volumes de alimentos ou líquidos. Evite deitar-se ou sentar-se muito inclinada logo depois de comer para não ter refluxos.  Uma boa dica para a azia matinal é consumir 2-3 bolachas de água antes de levantar-se da cama e aguardar o café da manhã para depois de se sentir melhor;
* Mastigue devagar os alimentos, sem pressa, em locais e horários mais tranqüilos para uma boa digestão;
* Evite o excesso de sal e alimentos salgados para não ter um aumento de pressão arterial e retenção hídrica (especialmente se a mãe já era hipertensa antes da gravidez);
* Procure se abster de álcool, cigarro ou drogas, pois são substâncias danosas ao organismo da mãe e do feto, o sangue recebe todos os nutrientes e atravessa a placenta, atingindo o sistema circulatório do feto;
* Tente consumir diariamente frutas, verduras, legumes e cereais integrais para garantir um bom aporte de fibras e manter um trânsito intestinal adequado (é comum a mãe sofrer de prisão de ventre na gestação).

FERNANDA DALLE LASTE ORO
NUTRICIONISTA CLÍNICA
CRN 2 5665

 

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